É muito comum chamarmos o sexo em animais como "acasalamento" e pensarmos que é um comportamento totalmente automático e instintivo, com o único objetivo de se reproduzir.
Ora, mas seres humanos são animais também, e quando falamos de sexo, pensamos que é um comportamento complexo, cheio de decisões e movido pelo prazer e pelas emoções.
Será que os outros animais são assim tão diferentes quanto nós quando o assunto é sexo?
Pra começar, essa visão vêm de um pensamento arcaico de que animais não sentem emoções, que são "objetos da natureza" regidos unicamente pelos seus instintos. Charles Darwin começou a quebrar esse tabu com um de seus livros clássicos: "A expressão das emoções nos homens e nos animais".
Atualmente, são feitas muitas pesquisas sobre as emoções dos animais, desde os domésticos até os que vivem em zoológicos.
Então ok, hoje em dia a comunidade científica (e boa parte das pessoas que têm bichinhos de estimação) aceita que os animais sentem emoções como alegria, medo, solidão, euforia etc.
E prazer? Bom, quando acariciamos nosso bichinho de estimação, percebemos que eles se sentem bem com esse gesto, ficam relaxados... podemos considerar isso como prazer. Quando damos um petisco ou um frango pra um cão e ele fica todo eufórico e devora... podemos considerar isso como prazer.
E prazer sexual, existe? É difícil comprovar sensações cientificamente (até em humanos; só sabemos o que o outro sente MESMO quando ele nos fala), mas tudo indica que não há motivos para acreditar que somos os únicos animais da Terra que sentem prazer no ato sexual.
Diferente do que os documentários frisam, muitos animais não praticam sexo apenas na época de acasalamento. Esse é o caso, por exemplo, de algumas aves marinhas, algumas espécies de macacos, antílopes, cabras, gnus...
E pra matar de vez esse tabu de que animal só faz sexo pra procriar, existem vááários estudos que relatam que existem animais homossexuais e bissexuais na natureza !! Sabe-se que em pelo menos 300 espécies de animais vertebrados a homossexualidade existe. É o caso de macacos bonobos, girafas, golfinhos, albatrozes, carneiros, galos-da-serra peruanos, pinguins e muitos outros.
Pois é gente, vamos deixar esses pensamentos arcaicos lá na Idade Média. A ciência nos ensina mais sobre nós do que percebemos. Não existe nada de não-natural no sexo por prazer e na homossexualidade/bissexualidade.
Espero que tenham gostado das curiosidades do reino animal de hoje! Comentem, compartilhem, e até semana que vem xD.



Nenhum comentário:
Postar um comentário