Pra quem é (somos rs) universitário ou metropolitano, muitas vezes moram num espaço menor que tenha um custo-benefício mais em conta. O problema é: como arranjar espaço pra um pet se mal tem espaço pra você? Aqui vão algumas dicas e informações importantes pra fazer você e seu pet felizes.
Dica 1: Otimização é TUDOOOO pra quem mora em apartamentos! Você precisa aprender essa arte por bem ou por mal rss. Isso significa que você vai precisar experimentar seus móveis e objetos em vários ângulos e posições até conseguir criar mais espaço livre na casa.
Cachorros e gatos precisam de espaço para andar e correr, e como não tem um quintalzinho de lazer, faça com que a casa tenha uma área livre contínua, sem obstáculos, que faça um corredor através dos cômodos. Dessa forma, os bichinhos (e os humanos) podem circular com mais facilidade pela casa.
Dica 2: Invista em vários tipos de brinquedos diferentes pro seu pet. Como o bichinho não tem muito espaço pra correr, ele precisa de outras formas de gastar energia e sair do tédio (e não ficar te atazanando o tempo inteiro pedindo atenção rss).
Há vários brinquedos pequenos e muito eficientes para cães e gatos, como bolinhas de vários tipos, brinquedos de borracha pra morder, varinhas, arranhadores, ossinhos, e até ratinhos que andam sozinhos 'o.O. Dê muitas opções pro seu bichinho se distrair, pois eles podem enjoar de um brinquedo e ir pra outro.
Dica 2.1: Nem precisa gastar muito com os brinquedinhos pro seu pet! Para cães, pegue uma bolinha de tênis murcha e velha, ou compre uma daquelas bolinhas de apertar nas lojas Baratão de 1 real. O mesmo vale pros gatos, que adoram bolinhas de todos os tipos, ou você pode fazer um simples bolinha com papel amassado, que é sucessooo!
Olha que mimo um dos cantinhos das minhas gatas na fotinha abaixo <3. Tem um arranhador que ocupa pouquíssimo espaço e que também tem uma bolinha pendurada que elas adoram brincar. Do lado colocamos uma caixa de papelão vazia que elas usam pra brincar de esconde-esconde/pega-pega, pra subir em cima e também podem usar pra se esconder. Do outro lado tem as tigelas de água e comida e os outros brinquedinhos que deixo (ou melhor, elas deixam) espalhados pela casa.
[ Se você quiser ver mais fotinhas fofas das minhas gatinhas e mais dicas de como cuidar de gatos em apartamentos, curtam a minha página: www.facebook.com/olimpofelino !! ]
Dica 3: Escolha o pet certo. Se você mora em um apartamento, não adote um cão de porte grande, como labradores, golden retrievers, huskies. Sim, esses cães são leeeendos de morrer e toda dog person quer um desses, mas temos que pensar no bem-estar do bichinho.
Certas raças necessitam de mais atividade física que outras, então, a não ser que você esteja disposto a passear com seu cão de 2 a 3 vezes por dia, pesquise melhor e escolha uma raça mais tranquila e, de preferência, de porte médio ou pequeno.
Gatinhos se adaptam bem em apartamentos, mas crie lugares pra eles subirem e escalarem, porque eles adoram ficar no alto.
Claro que você também pode adotar um pet mais exótico, como um peixe, uma ave, um hamster, um coelho, uma cobra, uma iguana... De qualquer forma, SEMPRE pesquise muito bem sobre o animal que você quer adotar e se preocupe em fazer com que ele se sinta confortável no ambiente. Coloque comida, água e banheiro nos locais aconselhados, dê muitos brinquedos e façam eles se exercitarem!
Assim todos ficam felizes e saudáveis :D.
Bióloga, mestre e doutoranda em Comportamento Animal

Nenhum comentário:
Postar um comentário